A Universidade Lusófona recebeu, no passado dia 25 de maio, a Conferência “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Impacto, Sustentabilidade e Transformação Institucional”, uma iniciativa integrada nos projetos CECAM e INOVEDU, que reuniu especialistas, dirigentes e representantes de instituições de ensino superior para refletir sobre os desafios e oportunidades da inovação pedagógica em Portugal.
A sessão de abertura contou com a intervenção de Patrícia Rosado Pinto, Presidente do Conselho Nacional de Inovação Pedagógica no Ensino Superior (CNIPES), que destacou a importância da inovação pedagógica como motor de transformação das instituições de ensino superior, promovendo a qualidade, a inclusão e o sucesso académico.

O encontro reuniu representantes dos projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com especial destaque para o consórcio CECAM, constituído pela Universidade Lusófona, pelo ISEC Lisboa – Instituto Superior de Educação e Ciências, pelo Ipluso – Instituto Politécnico da Lusofonia, pelo ISLA Gaia, pelo ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e pela ESAP – Escola Superior Artística do Porto, instituições que desenvolvem trabalho colaborativo na promoção da inovação pedagógica e da transformação do Ensino Superior.
Ao longo do dia foram apresentados resultados, partilhadas boas práticas e debatidas estratégias para a renovação das metodologias de ensino, a digitalização da aprendizagem, o desenvolvimento pedagógico dos docentes e a promoção do sucesso académico dos estudantes.
O programa contou ainda com a participação de Joaquim Mourato, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto para o Ensino Superior, que abordou os desafios atuais da transformação institucional no Ensino Superior e a importância da inovação pedagógica para o futuro do setor.
A conferência integrou igualmente uma exposição de pósteres científicos e pedagógicos, onde foram divulgados projetos, experiências e resultados desenvolvidos pelas instituições participantes no âmbito da inovação pedagógica, promovendo a partilha de conhecimento e a disseminação de boas práticas entre a comunidade académica.

A conferência constituiu um importante espaço de colaboração entre instituições, reforçando o compromisso das entidades participantes com uma educação superior mais inovadora, sustentável e alinhada com as necessidades da sociedade contemporânea. A forte presença das instituições que integram o consórcio CECAM evidenciou o papel ativo das associadas da APESP na promoção de projetos colaborativos que contribuem para a modernização e qualificação do Ensino Superior em Portugal.





