Com mais de duas décadas de compromisso com o ensino superior, a Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) tem-se destacado pela excelência académica, particularmente na área das ciências veterinárias. Desde a sua fundação em 2000, a EUVG começou com a Medicina Veterinária e, ao longo dos anos, expandiu a sua oferta educativa para melhor responder às necessidades emergentes e desafios do mercado.
Agora, a EUVG dá um passo inovador com o lançamento da Licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho (LSBEM), um curso que se apresenta como uma resposta à crescente importância da Bioeconomia Azul e à necessidade de formar profissionais especializados na gestão e proteção dos recursos marinhos. Foi concebida para uma compreensão profunda das ciências marinhas e do papel crucial do bem-estar animal na conservação dos ecossistemas marinhos, seguindo a tendência mundial do cuidado com os animais e a crescente preocupação com a sustentabilidade dos nossos oceanos. Um curso totalmente ministrado em inglês, pioneiro em Portugal, sendo o único dedicado ao bem-estar animal e um dos primeiros na Europa.
Assumindo um compromisso com a sustentabilidade como missão institucional, esta é uma formação enquadrada e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na gestão sustentável e recuperação dos ecossistemas, alinhando-se especialmente o ODS 14: ‘Proteger a Vida Marinha’.
Porquê Escolher Saúde e Bem-Estar Marinho?
Abordagem holística na compreensão e preservação dos ecossistemas marinhos, onde os estudantes terão a oportunidade, não só de explorar a biologia marinha em detalhe, mas também de estudar estratégias para a conservação dos ecossistemas, avaliar o bem-estar da vida marinha, gerir a produção em aquacultura, garantir a segurança e qualidade dos produtos do mar e compreender como influenciar políticas para a preservação deste ecossistema.
A licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho oferece uma formação prática robusta com estágios intercalares em diferentes contextos, permitindo aos estudantes adquirir experiência direta em áreas como aquacultura, biotecnologia, controlo de sanidade animal e proteção dos recursos marinhos. A estreita colaboração com o mercado de trabalho assegura que o curso esteja sempre em sintonia com as necessidades do mercado, preparando os graduados para enfrentar os desafios atuais e futuros. A abordagem multidisciplinar permite aos alunos explorar diversas oportunidades profissionais e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor da emergente Economia Azul. As candidaturas já estão e com uma redução de 10% nas propinas para os primeiros 5 colocados nesta nova licenciatura.
Com um forte foco na prática, na sustentabilidade e na integração com a indústria, a
EUVG continua a preparar profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios do futuro, promovendo um desenvolvimento sustentável e responsável.
Para mais informações clique AQUI